quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

JOSÉ ESTÁCIO DAMIÃO

 


Soldado PMRN José Estácio Damião, o saudoso conhecidíssimo policial militar “CATOTA”, natural de  Marcelino Vieira, Estado do Rio Grande do Norte, nascido no dia 19 de março de 1919, começou como ajudante de padeiro, na  Padaria de Cazuza de Paiva, SEU CAZUZA, em Marcelino Vieira e depois na Padaria de CHICO FRANÇA, em Pau dos Ferros.

ingressou na gloriosa e amada Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, no ano de 1942, foi transferido para a reserva remunerada no ano de 1967, aos 50 anos de idade, quando foi reformado compulsoriamente, recebendo a patente de Cabo, pelo extenso currículo de serviços e trabalhadas. Faleceu em Mossoró, no dia 18 de março de 1971, com 52 anos de idade, deixando como viúva, dona MARIA DA CONCEIÇÃO DAMIÃO e uma filha de nome MARIA DO SOCORRO DAMAIÃO LIMA.

Os mais antigos mossoroenses  certamente lembram da figura popular do SOLDADO CATOTA, que durante anos serviu a corporação da Polícia Militar. Entre a geração mais jovens ficou suas histórias que hoje fazem parte do folclore mossoroense. A sabedoria ingênua, com suas tiradas geniais nas mais diferentes situações, deixando como legado em extenso anedotário que permanece vivo na memória popular, sendo lembrado com constância pelos familiares que fazem questão de preservar sua imagem e disseminar seus “causos” entre a população.

Foi a pessoa de boa índole, espírito alegre, bonachão, leal e cumpridor da lei, obedecendo fielmente as ordens dos seus superiores, mesmo que o resultado das operais policiais militares fossem como mandava os princípios corporativos.

Atuando ao lado do saudoso lendário tenente PM Clodoaldo de Castro Meira, falecido em 11 de outubro de 1998; do sargento PM Ademar, do competente Major PM Francisco Bezerra Carlos, natural de Frutuoso Gomes-RN, comandante do 2º BPM, CATOTA estava sempre aprontando.

O soldado CTOTA era muito amigo de uma cachacinha, mas não desleixava da função. Procurava resolver os problemas usando o senso, evitando por princípio a violência. Um amigo conciliador. “Ele era uma pessoa bondosa e cheio de imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOSÉ ESTÁCIO DAMIÃO

  Soldado PMRN José Estácio Damião, o saudoso conhecidíssimo policial militar “CATOTA”, natural de   Marcelino Vieira, Estado do Rio Grand...